sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Preparo das refeições


Para o preparo dos alimentos, utilize panelas de vidro, cerâmica ou inox. Evite alumínio e tefal. 
Cozinhe os alimentos preferencialmente no vapor. Quando for refogar, utilize pouco óleo e prefira os de girassol, canola, milho e soja, que são ricos em ômega 6 (protege contra a hipertensão arterial, reduz o excesso de colesterol ruim (LDL), reduz a velocidade de absorção da glicose). Mas elimine as frituras.

O azeite EXTRAVIRGEM é extremamente saudável, porém deve ser usado apenas em alimentos frios ou após cozimento (não deve ser levado ao fogo). Ao preparar carnes, aves ou peixes, retire as gorduras ou peles aparentes antes de cozinhá-los. Nos restaurantes, peça alimentos assados ou grelhados e evite frituras e empanados.
Para temperar os vegetais e as carnes, utilize sucos de frutas (limão, abacaxi, laranja, maracujá), além de ervas e especiarias naturais (alho, cebola, cebolinha, manjericão, louro, orégano, coentro, alecrim, erva-doce, açafrão, hortelã, páprica, gengibre, alho-poró, etc.). Assim, você realça o sabor dos alimentos e reduz a necessidade de sal.
Prefira o sal light ou sal Rosa do Himalaia ou sal Rosa do Peru para preparo das refeições. O excesso de sal é prejudicial ao fígado e rins. Use de meia a uma colher de chá de sal por dia, no máximo.
Evite ao máximo o consumo de açúcar refinado: usar preferencialmente adoçantes naturais à base de sucralose ou steviosídeos. Pode-se também utilizar aspartame, desde que intercalado com as versões naturais e em pequena quantidade. Porém, evite os adoçantes com CICLAMATO E SACARINA, pois podem aumentar o inchaço e/ou a pressão.
Elimine, ao máximo, alimentos industrializados, gordura vegetal hidrogenada (trans), corantes e conservantes de sua alimentação: sucos em pó, biscoitos recheados principalmente coloridos, gelatinas, balas coloridas, refrigerantes, sorvetes de massa, salgadinhos de pacote, achocolatados, frituras e empanados, salsicha, linguiça, presunto, além de leite e derivados de vaca, frituras, empanados, enlatados, molhos brancos e de queijos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário